Páginas

domingo, 29 de setembro de 2019

Vampiros - Contos Brasileiros.


O Brasil tem um Folclore muito rico, e como em muitos outros países, sempre há lendas sombrias para contar. Os Bebedores de Sangue não poderiam ficar de fora da lista, afinal, ele se tornou um ser clássico em todos os locais.

O Encourado é uma figura que representa medo e respeito no Nordeste do nosso país. Essa criatura se veste completamente de couro preto, exala um grande cheiro de sangue e durante a noite procura seres humanos para sugar-lhes a vitalidade (especialmente aqueles que não frequentam centros religiosos, pois sua espiritualidade está enfraquecida), mas como dificilmente consegue fazer os mesmos de vítimas, também busca se alimentar da sangria de animais que vivem em rebanhos.
Os habitantes das cidades por onde a lenda do Encourado é mais forte, ao pressentir a presença da criatura, oferecem-lhe o sacrifício de criminosos ou pequenos animais. Feito isso, acredita-se que ele vá embora. A oferenda, no entanto, deve ser pendurada na entrada principal da cidade ou da porta de alguém, pois, pelo que se sabe, o Encourado só entra pela porta da frente.


Em uma das muitas mitologias indígenas do Brasil, existe o Kupe-Dyeb (Cupendipe) e sua existência é relatada até hoje na oralidade dos Apinayé. 
Apesar de não possuir a sede de sangue caracterizada pelos vampiros, esses seres possuem asas de morcego, saem de suas grutas apenas durante a noite e atacam, com um machado em forma de lua crescente, as pessoas que desejam explorar montanhas proibidas e roubar suas riquezas.


Em Manaus, há relatos feitos nos anos 60, da presença de uma Vampira-Sereia que atacava os moradores, sugando o sangue através da jugular e deixando marcas de dentes em sua vítimas, exatamente como acontece nos ataques do Vampiros Europeus. Muitas pessoas a descrevem como uma mulher loira de pele translucida e dentes pontiagudos. Após os ataques, a vampira corria em direção ao Rio Negro e transformava-se em sereia, desaparecendo na água para que ninguém a capturasse. Alguns policiais foram investigar o caso vampírico da época após uma criança ser atacada, mas desistiram da caça quando perceberam a força de transmutação da criatura e sua grande velocidade.


Muitos outros casos de vampiros nos grandes centros urbanos são descritos por brasileiros, mas não são muito diferentes dos ataques feitos pela Vampira-Sereia de Manaus, exceto pela metamorfose em uma criatura das águas. O grande fato é que esses seres estão sempre procurando sugar a vitalidade das pessoas, afinal, O Sangue é Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário