Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

De onde surgiu a crença em Vampiros?



Toda ordem de seres mágicos tem seus próprios domínios; eles vivem numa realidade própria e paralela a nossa, suas intrusões são raras e acontecem em situações especiais. Não tem um corpo físico, ao contrario do Vampiro, por mais que ele esteja "morto". Marcos Torrigos: Vampiros - Origens, lendas e mistérios.

Vampiro: Do eslavo arcaico Obyri ou talvez Wampir, da Bulgaria.

A antivida desse ser é descrita pela violência, sede de sangue, horror e uma paixão que vive nas sombras. Talvez a origem de suas lendas sejam baseadas na antiga história de que através do beijo seria possível se apoderar da alma de uma pessoa. Então os Vampiros são visto como seres que drenam energia, condenados a viver na eternidade paradoxal entre os mundos.

A ideia de beber sangue surgiu quando o homem descobriu que o sangue era fonte de vitalidade. Descrições de vampiros são encontradas nas antigas cerâmicas da Babilônia anos antes de Cristo e a crença nesses seres demoníacos vive até hoje.




A tradição judaico-cristã, prega a origem dos vampiros associada aos personagens bíblicos Caim e Abel. Caim foi amaldiçoado por Deus pelo assassinato de seu irmão, Abel. Os Anjos do Criador foram até ele exigir que se redimisse. Orgulhoso, recusou-se e acatou as punições impostas pelos Anjos. A partir deste momento, Caim via-se condenado a solidão e vida eterna, temendo o fogo e a luz, longe do convívio dos mortais.

Durante muito tempo Caim vagou pelo mundo até chegar a um local, onde conheceu Lilith, uma mulher que lhe ensinou as poderosas artes do sangue e com seu poder Caim construiu uma próspera cidade. Mas apesar disso ele não era feliz, pois tudo era passageiro e as pessoas que amava morriam logo. Dessa maneira ele resolveu transformar os humanos que lá viviam em seres como ele, assim surgiram os primeiros vampiros.



Praticas ortodoxas de ex-comunhão faz mais forte a crença nesse ser. Quando os padres colocavam uma ordem de ex-comunhão, eles amaldiçoavam a pessoa com palavras como ''A terra não receberá seu corpo'', que é o mesmo que dizer ''Quando seu corpo morrer você não voltará ao pó, sua alma não descansará em paz e Deus não irá lhe receber''.

Até 1823, as pessoas da Inglaterra enfiavam estacas no coração dos suicidas, pois acreditava-se que estes retornariam como mortos-vivos devido ao fato de que sua alma seria amaldiçoada como consequência de praticar o maior ato contra a vontade de Deus (suicídio). Hoje é na Transilvânia que a lenda dos vampiros tem seu apelo mais forte.


Um comentário: