Páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Cemitério Piedade



Saudações Leitores! Hoje o texto aborda sobre um dos principais cemitérios da cidade de Feira de Santana (BA), pois lá se encontram esculturas antigas, as quais tenho prazer em olhar devido sua beleza. Deixarei aqui algumas palavras sobre este lugarsegundo a atual Administradora do cemitério e o jornalista Antônio Lajedinho.

Em meados do século XX o Cemitério Piedade era muito pequeno. Os Sepulcros terminavam antes da Capela e o Ossuário, localizado ao lado da mesma era chamado de Vira Mundo, não se sabe se por conta de seu formato arredondado ou devido a referência que se fazia aos discriminados. Nas gavetas laterais de dentro do Ossuário localizavam-se os restos mortais do que podemos considerar como Classe Média. Abaixo da capela, havia as sepulturas que eram alugadas por dois anos e separadas por uma cerca, havia a parte exclusiva para os leprosos e para os que não eram considerados gente por conta de sua pobreza. E ainda ali, havia outra cerca que deixava uma pequena parte do cemitério para serem enterrados corpos que não fossem católicos, como os de ciganos e de suicidas. Pelo visto, havia muito desrespeito e falta de compaixão até pelos mortos!

Atualmente, o local está amplo e em dia de finados fica cheio de famílias que valorizam seus entes queridos através de visitas e cuidados com as Campas. Falando em visitas a cemitérios, minha mente captou um assunto geralmente abordado, especialmente quando se trata da Subcultura Gótica: Provavelmente você já deve ter ouvido alguém fazer associação entre o Movimento  Gótico e Vandalismo. Isso acontece devido ao INFELIZ fato de que muitas pessoas que DIZEM ser adeptas a Subcultura costumam entrar nesses lugares para beber sem limites, cometer depredações e até furtarem ossos e/ou alguns materiais presentes nos Túmulos.


Como poderíamos destruir obras tão lindas?

A Administradora do campo santo Piedade revelou que muitos atos de vandalismo cometidos por tais pessoas aconteceram por ali volta de 2007, o que levou a atitude de implantar câmeras de segurança e cerca elétrica no local depois de algum tempo. É TRISTE QUE ISSO ACONTEÇA, pois além de ser um DESRESPEITO para com a Família dos Mortos, trás MÁ FAMA a quem se dirige ao local apenas para ter um pouco de paz, reflexão e até inspiração para compor algo longe de preconceitos e acaba sendo alvo do mesmo simplesmente por conta de gente que não quer nada com responsabilidade.

Se você possui alguma dúvida sobre o Movimento Gótico ou algum outro, não o julgue, o melhor a fazer é procurar informações de pessoas diferentes, especialmente as adeptas do mesmo.

Vale lembrar que:

Nem todo Gótico vai ao cemitério. 
Os góticos não são destruidores de Sepulturas.
Pretendo tirar fotos de mais algumas esculturas e publicar.


  • Para saber mais acesse a principal fonte dessa postagem: FEIRA ANTIGA.
  • Para saber sobre o significado de algumas esculturas cemiteriais: CLIQUE AQUI.



Um comentário:

  1. Bela estrutura, mas meu sonho é conhecer o cemitério de Belo Horizonte as estruturas são incríveis, a onde eu moro tem cemitério perto de casa e são túmulos não tem muita estatua mais local é maravilhoso.

    ResponderExcluir