segunda-feira, 9 de novembro de 2020
American Horror Story - Coven
sábado, 31 de outubro de 2020
Bates motel
Bates Motel é um estudo do Clássico Psicose (Hitchcock - 1960) que expande a história do jovem e temperamental Norman Bates, como ele se tornou psicótico e os fatos que catalisaram tal condição.
Até quando um relacionamento amoroso e super protetor é saudável?
A trama se inicia quando, seis meses após a morte de seu marido, a senhora Norma Bates compra uma propriedade em White Pine Bay e se muda para a pequena cidade com seu filho Norman desejando recomeçar a vida dirigindo um hotel na beira da estrada. Porém, após um homem invadir a casa dos Bates e estuprar Norma, segredos sombrios começam a ser guardados.
Norman Bates é um garoto desajustado e simpático, mas que muda de personalidade quando exposto a situações de tensão. Durante as suas crises, Norman faz coisas das quais não se lembra e isso inclui matar. Com o desenvolvimento da série, o protagonista começa a perceber coisas a respeito de seus surtos e tenta conversar com a mãe, que o vê como inocente e é capaz de coisas inusitadas para o defender por medo de o perder. A relação de Norma com seu filho é tão obsessiva que Norman começa a desenvolver uma personalidade defensiva, acreditando ser instruído pela mãe a realizar alguns atos envolvendo violência. Chega um momento que Norman pensa ser sua progenitora e começa a culpá-la por todos os eventos perturbadores quee começam a acontecer.
Com um clima de suspense muito forte, a série consegue prender o telespectador deixando aquela pergunta clássica na mente:
- O que acontecerá no próximo episódio?
Bates Motel também conta com histórias secundárias, como a de Dylan, irmão mais velho de Norman, o galantemente responsável xerife Romero, a doce Emma Decody, a rixa entre famílias da cidade devido ao caos político e o tráfico de mulheres e de maconha. Também conta com algumas cenas que demonstram o passado conturbado de Norma, como o relacionamento com seu pai e seu ex-marido abusivos e sua aproximação complexa, ainda na pré-adolescência, com seu irmão mais velho, Caleb.
Vale lembrar que a tecnologia existente em Bates Motel não pertence a época retratada em Psicose, porém a ideia dos produtores da série foi refazer a história trazendo-a para a modernidade. Ainda assim, a trama possui muitos elementos da estética retrô. Isso é bem perceptível no estilo de se vestir de Norma, na paixão da personagem pelo seu carro e pela sua casa (cenário principal) que foi comprada por ela depois de muitos anos de abandono.
É possível dizer que Bates Motel é uma conexão bem dosada dos anos 60 com os anos 2.000 que nos faz questionar o quão louca uma pessoa pode ser.
-----
Temporadas: 05.
Episódios: 50.
Elenco Principal: Freddie Highmore (Norman Bates); Vera Farmiga (Norma Louise Bates); Max Thieriot (Dylan Massett); Olivia Cooke (Emma Decody); Nestor Carbonell (Alex Romero).
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
RIP - Zé do Caixão
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
50 facadas
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
Zé do Caixão - Amado Ícone do Horror Brasileiro.
- Zé do Caixão foi homenageado pela escola de samba Unidos Da Tijuca em 2011.
- A Editora Darkside Books levou às prateleiras dos fãs do mundo sombrio e do cinema, uma obra de arte literária retratando a vida de José Mojica Marins juntamente a seu personagem Zé do caixão. O livro foi lançado em novembro de 2015 e continua sendo grandemente procurado.
- Em 2015 José Mojica e Zé do Caixão foram interpretados fielmente pelo ator Matheus Nachtergaele numa minissérie biográfica lançada pelo canal Space.
- No ano de 2016 a banda Maldita lançou uma música para nos lembrar da importância de Zé do Caixão. Além da música, a banda também lançou um vídeo clipe que contou com a participação original desse personagem incrível.
- Após alguns anos de reclusão devido cirurgias no coração, Mojica foi homenageado pelo apresentador Geraldo no programa "Domingo Show" numa edição de 2019.
Muitas pessoas aguardam o lançamento do ultimo trabalho cinematográfico de Mojica, feito antes de seu descanso médico, pois Zé do caixão representa com bravura a riqueza do cinema brasileiro.
Revista Galileu.
Itaú Cultural.
Wikipédia.
Maila Nurmi - A Eterna Vampira.
Quando se fala em Feminilidade e Horror, um dos nomes precursores para que as mulheres ganhassem mais visibilidade nessas produções é o de Maila Nurmi, a eterna Vampira.
O produtor de TV Hunt Stromberg Jr. estava presente no local e viu potencial na interpretação de Maila, passando vários meses a sua procura até que conseguisse seu contato. Quando finalmente a encontrou, lançou a proposta de um show de horror para televisão, fazendo surgir assim a icônica Vampira. Quando Nurmi desenvolveu sua personagem disse que precisava ter um quê de maldade nela para se distanciar de sua baixa estima e passar algum recado para homens que maltratavam as mulheres.
- No natal de 1956, a atriz foi salva de um incêndio em seu apartamento devido aos miados de seu gato e conseguiu se recuperar de queimaduras de primeiro grau em seus braços.
- Com a marca de 43 cm, a cintura de Nurmi entrou no Guiness Book como a cintura mais fina do mundo.
- Em 1980, Maila Nurmi abriu um processo contra Cassandra Peterson, criadora da personagem Elvira. Maila teria alegado que Elvira foi uma apropriação de sua personagem Vampira, mas seu processo foi derrotado.
Uma das primeiras subculturas que resgatou Vampira do esquecimento após o sucesso, foi a subcultura punk. Nurmi participou de muitos eventos em Los Angeles e posteriormente trabalhou com uma banda feminina chamada Satan's Cheerleaders. Após ser abraçada pela subcultura punk, Vampira também fez e ainda faz muito sucesso no mundo gótico.
Góticos na Angola.
Em outubro de 2016 houve em Viana, província de Luanda (Angola), um encontro dos adeptos do movimento gótico presentes nas redondezas. Daí em diante muitas pessoas dali vem se reunindo para discutir sobre ideias, colocar seus pensamentos em voz alta, afirmando que em todo lugar as pessoas podem ser livres para seguirem o modo de vida que desejarem. Segundo uma entrevista feita pela Tribo Urbana, do blog Pressapiente, ao jovem Kenned, no mesmo ano foram planejados encontros góticos de 2 em 2 meses na capital.
Meados de novembro do mesmo ano a Mediateca de Luanda, um espaço que contribui com a sociedade local facilitando o acesso à informação e ao conhecimento, convidou algumas pessoas para falarem sobre a subcultura gótica presente ali, o que foi muito importante para os adeptos ao movimento, pois é uma forma de divulgação que ajuda a quebrar barreiras.
Os movimentos alternativos em geral são muito mais marginalizados na Angola que em outros locais. Alguns jovens afirmam que as províncias ainda não estão 100% prontas para receber coisas desse tipo, mas que as pessoas envolvidas nesse mundo estão trabalhando juntas para que tudo vá se adaptando da melhor maneira possível.
Atualmente ocorrem encontros destinados a subcultura gótica no primeiro sábado de cada mês.
Góticos Negros - Xô preconceito!
A palidez é muitas vezes apreciada no Mundo Gótico, porém esta não está ligada com a cor da pele de seus adeptos, mas sim com a "Aparência Espectral" da morte, mas você pode observar bem que a Cena possui coisas que são emprestadas da Cultura Africana, como o Voodoo, por alguns adeptos pagãos e a pintura dos olhos baseada nos traços da Maquiagem Egípcia, além de usos de Símbolos como a Ankh e o Olho de Hórus.
Depoimento da Adepta Nise Moon para o Alba Lupus:
"Eu fico triste ao ver as páginas limitando publicações, não somente do estilo Gótico, mas também de outros estilos, apenas a pessoas brancas e/ou morenas. Acho abominável muitos serem racistas e dizer que não são.
A sociedade pensa que os Afrodescendentes aqui no Brasil ouvem apenas Funk, Pagode e Axé. Já sofri esse preconceito até por parte de ALGUNS góticos, tanto por ouvir as músicas quanto por usar as vestimentas da Subcultura. Viver num ciclo assim é ainda pior. Agradeço ao Alba Lupus pelo espaço, pois tem gente achando que Racismo é história para boi dormir, porém, este é um assunto muito sério."
É ridículo desvalorizar pessoas que sejam de etnias diferentes, pois nós humanos somos iguais. Em vida, temos carne e pensamento e em morte viraremos ossos ou cinzas.
Em nosso país já vemos mulheres como a, Nosferotika (@nosferotika), Amanda Lavinac (@canivalthecannibal) e outras fazendo ensaios fotográficos para representar a Subcultura.
Vamos acabar com o preconceito!
Gótico - Quarta Parte
Nesta postagem, abordarei um pouco o modo de se vestir na Subcultura Gótica. Então, vamos lá!
A estética no mundo gótico, é como um leque, é dividido em várias partes, mas uma depende da outra.
Temos o estilo mais Tradicional, que se destacou nos anos 80 por sua atmosfera de revoltas e demonstração do seu próprio eu e é composto por meias rasgadas, peças em sintético, corselet, sobretudos, botas/coturnos e pingentes com símbolos como cruzes.
No Vitoriano, estilo caracterizado pelo luto da rainha vitória, neste, apresentamos os corselets, longos vestidos rodados, sobretudos, cartolas e botas em um estilo mais clássico.
Abrindo mais o leque, teremos o Death Rock, onde há em sua estética, meias rasgadas, bottons, coturnos, cabelos coloridos e toda aquela agressividade mais ligada ao punk e ao horror. Já a estética Fetichista, é mais ousada, como seu próprio nome já diz, apresenta elementos presentes em fetichismo, como algemas, blusas transparentes com apenas fitas isolantes cobrindo apenas os mamilos, correntes, botas em sintético com o cumprimento longo, etc.
Já no Cyber, as características são cabelos ou dreads com cores vibrantes, roupas em sintético e botas em pelúcia.
Há algumas pessoas que pensam que a Subcultura Gótica é apenas para mulheres, isso por conta da valorização da sensibilidade e a presença da androginia neste meio. Mas para você, que faz ou conhece algum garoto que faz parte do mundo gótico e não faz ideia de como se vestir, aqui tem algumas dicas, das quais você pode seguir ou juntar tudo e montar um estilo próprio, é só clicar : Moda Gótica Masculina.