Páginas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Maila Nurmi - A Eterna Vampira.



Quando se fala em Feminilidade e Horror, um dos nomes precursores para que  as mulheres ganhassem mais visibilidade nessas produções é o de Maila Nurmi, a eterna Vampira

Maila Elizabeth Syrjäniemi nasceu em 11 de dezembro de 1922, na Finlândia,  adotando o sobrenome Nurmi após alegar ser sobrinha do corredor Paavo Nurmi. Quando tinha dois  anos de idade, sua família se mudou para o estado de Ohio, nos Estados Unidos.

A atração pelo terror não surgiu por acaso na vida de Maila. Quando tinha 14 anos, Maila ficou encantada pela Rainha Má da Disney e enxergou ali o que gostaria de ser. Não a parte de ser má, mas sim a parte da estética e empoderamento.


Sua jornada começou como modelo pin-up, fotografando perfis de loira glamorosa. Após isso, passou a ser dançarina burlesca em um show de horror chamado Spook Scandals. Mas seu grande feito surgiu aos seus 32 anos.

Em 1953, Maila foi convidada para uma festa fantasia do Hollywood Costume Ball e decidida a chamar atenção do cartunista Charles Addams, Nurmi se inspira em uma de suas personagens, que na época não tinha nome, mas hoje é conhecida como Mortícia Addams

O produtor de TV Hunt Stromberg Jr. estava presente no local e viu potencial na interpretação de Maila, passando vários meses a sua procura até que  conseguisse seu contato. Quando finalmente a encontrou, lançou a proposta de um show de horror para televisão, fazendo surgir assim a icônica Vampira. Quando Nurmi desenvolveu sua personagem disse que precisava ter um quê de maldade nela para se distanciar de sua baixa estima e passar algum recado para homens que maltratavam as mulheres.



O programa iniciou em 1954 e abria com a personagem deslizando em um corredor escuro coberto de névoa. Após chegar bem próxima a câmera, a mesma dizia "Gritar me faz relaxar".

Com frases de impacto e muita sedução, “The Vampira Show” foi o primeiro programa do estilo a ser protagonizado exclusivamente por uma mulher,  sendo o seu formato inovador, não havendo até então produções parecidas no  gênero terror.  A personagem ficou conhecida por seu charme e sua língua afiada, além de ser muito desinibida, principalmente para os padrões de comportamento da época. 

Após 1 ano com o cancelamento do programa, Maila reteve os direitos da personagem. Após isto, a personagem Vampira  foi convida por Ed Wood para aparecer em seu filme de baixo orçamento chamado de "Plano 9 no Espaço Sideral", que incorporou a última filmagem do tão conhecido Bela Lugosi. Nurmi concordou em fazer a parte de um dia por US $ 200 - mas apenas se ela não tivesse que dizer um diálogo horrível escrito por Wood para a personagem.


Curiosidades: 
  • No natal de 1956, a atriz foi salva de um incêndio em seu apartamento devido aos miados de seu gato e conseguiu se recuperar de queimaduras de primeiro grau em seus braços.
  • Com a marca de 43 cm, a  cintura de Nurmi entrou no Guiness Book como a cintura mais fina do mundo.
  • Em 1980, Maila Nurmi abriu um processo contra Cassandra Peterson, criadora da personagem Elvira. Maila teria alegado que Elvira foi uma apropriação de sua personagem Vampira, mas seu processo foi derrotado.



Uma das primeiras subculturas que resgatou Vampira do esquecimento após o sucesso, foi a subcultura punk. Nurmi participou de muitos eventos em Los Angeles e posteriormente trabalhou com uma banda feminina chamada Satan's Cheerleaders. Após ser abraçada pela subcultura punk, Vampira também fez e ainda faz muito sucesso no mundo gótico.

Em 2008, aos 85 anos, Maila teve um ataque cardíaco, falecendo enquanto dormia. Seu corpo foi encontrado no sofá de sua casa em um estado leve de decomposição e estava coberto apenas por uma camiseta, calcinha e meias negras. Maila, a querida Vampira, nunca deixou de ser estilosa e sensual. 



Fontes:
findadeath.com
deliriumnerd.com
modadesubculturas.com.br
antesqueordinarias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário