quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Oriental Fair - Festival de dança Bahia/Brasil

O Oriental Fair é um projeto artístico da área de dança, idealizado pela bailarina, coreógrafa, produtora e gestora cultural Bia Vasconcelos.

O objetivo do Oriental Fair é reunir bailarinos profissionais e estudantes que atuam com as danças orientais e suas fusões, promovendo a integração cultural e intercâmbio técnico entre escolas, grupos e bailarinos da Bahia e demais regiões do Brasil, além de incentivar sua prática para novos públicos e revelar talentos.

"Essas fusões encantam multidões através dos séculos,simbolizando as tradições e os estilos musicais dos povos e suas culturas através da diversidade de técnicas e movimentos,” Explica Bia.



O primeiro evento aconteceu em 2011 e não teve nenhum tema em comum como foco, porém reuniu vários bailarinos e companhias de dança como Bella Safe, CUCA Tribal, Casa de arte da dança do ventre, Samile Dias e Maicon Barreto. O festival teve seus ingressos e inscrições para as oficinas esgotados, sendo um marco para a Cultura de Feira de Santana.


Em 2012 houve a segunda edição do festival, dessa vez com um tema a ser apresentado no Show de Gala. Além da dança, teatro e arena swordplay também foram ícones envolvidos nas Crônicas Medievais. Nesse ano também iniciou-se a parceria com a UEFS, que possibilitou a gratuidade de todo o show.



Com o tema Mythus, a terceira edição do Oriental Fair aconteceu em 2013, abordando os lindos e ricos contos gregos. Transformando o palco em um verdadeiro Olimpo e batendo todos os recordes, o elenco teve de fazer uma Segunda sessão do Show de Gala para atender toda demanda do público que não coube no teatro. Houve até pedido de casamento surpresa. Com suas apresentações, stands e workshops, o evento foi o Festival de dança mais comentado da cidade em todas as mídias. 



A quarta edição foi realizada em 2014. Com o tema Zodíaco, relatando sobre Os Astros, Os Signos e Os Elementos, o projeto foi patrocinado pelo Banco do Brasil e foi aprovado pelo Procultura. Nessa edição foi possível a realização de um Grand Workshop com Lulu from Brazil, a maior autoridade em dança árabe da América latina. Mais de 2.000 kg de alimentos foram arrecadados e doados para instituições sociais de Feira de Santana.




Nordika - A saga Viking é o tema do Oriental Fair esse ano. Saiba mais na próxima postagem!


Seguem abaixo algumas fotos das edições anteriores.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário