quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bram Stoker



Abraham "Bram" Stoker, nasceu em Dublin dia 8 de Novembro de 1847, sendo o terceiro filho entre sete irmãos e faleceu dia 20 de Abril de 1912 em Londres.
Bram passou grande parte de sua vida ouvindo histórias de terror contadas por sua mãe, o que contribui para sua criatividade e crescimento artístico.
Foi um escritor romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula, que foi inspirado no principe romeno, Vlad Tepes, O Empalador, cuja obra deu origem ao filme Nosferatu (1922), este, foi uma forte inspiração para filmes de terror.

Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe emudou-se para Londres, onde passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela por 27 anos. Em 31 de Dezembro de 1879 nasceu seu único filho.
Trabalhando para o ator Henry Irving, Stoker viajou por vários países, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário de seu famoso romance. Antes de escrever Drácula, Stoker passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros. Depois de sofrer uma série de derrames cerebrais, Stoker faleceu em Londres, onde foi cremado.

Parabéns pelo seu trabalho Bram!

Algumas de suas obras:
1879 - Os Deveres dos Oficiais das Sessões na Irlanda
1882 - Coleção de contos Sob o Sol
1891 - O Castelo da Serpente
1897 - 26 de maio - Drácula
1903 - A jóia das sete estrelas
1904 -  O homem
1909 - Publica O Caixão da Mulher -Vampiro
1911 - A toca do Verme branco

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog,eu sou escritora fictícia, e obviamente já li livros de Bram Stoker,eu e minha equipe estamos começando a apresentar o nosso trabalho, que envolve ficção e mangá(studiomanganime.blogspot.com),esperamos sua visita, e pode deixar, que eu vou ficar a par de suas postagens, afinal é um blog de muito bom gosto.

    ResponderExcluir