domingo, 21 de agosto de 2011

Preconceito é ignorância

''Não sabia que vampiros saiam de dia.''
''Cadê o resto da familia Addams?''
''Ainda ta longe do Halloween.''
''Ninguém morreu aqui ainda.''
''Volta pra árvore morcego.''
''Volta de onde você veio.''
''Tá repreendido.''

Preconceito é ignorância
Toda vez que saio de casa para cumprir algum compromisso, ouço coisas desse tipo ou fuxiquinhos de gente que não tem o que fazer.
Consigo encarar isso numa boa, só que as vezes estressa de mais que da vontade de mandar ir...Procurar coquinho no Oceano Pacífico.

A verdade é que, quando certos tipos de pessoas falam de culturas diferentes, e quem as adota, há motivos infinitos para rir ou ''tirar onda''.
Vamos supor que alguém ''super-estranho'' comece a criticar o funk ou o ''pagode baiano'', dizendo que as mulheres se expõem e não estão nem ai. Depois que acontece algum tipo de ''tragédia'', elas reclamam que tem seus direitos e que só estavam dançando. E que forma de dança é essa que as fazem parecer meretrizes de bar? Nesta hora, ninguém abre um sorriso, quer vir logo dando bofetada.
Sinceramente, acho isso uma falta de senso.

Infelizmente a sociedade muitas vezes não sabe aceitar as diferenças culturais, tornando-se assim, uma sociedade descartável.

Pessoal
Na minha família não há esse preconceito cultural exagerado, com exceção dos mais e mais velhos que preferem outros compassos. Só que como nem tudo é um mar de rosas vermelhas exalando seu perfume, há aquela história de ''preto significa agouro e luto'' ou "isso é apenas uma fase" e ''quem tem muita roupa preta, parece que tem uma só''.
Que isso pessoal, é só a cor de identificação de muitas tribos urbanas e minha cor favorita. E eu não visto preto sempre. Ninguém reclama de'' Patys'' que vestem aquelas roupas ridículas e rosinhas a quase toda hora. Vamos combinar né?!

"Góticos tem sentimento"
"Góticos não bebem sangue"
"Góticos não saem apenas de noite"
"Góticos não vandalizam cemitérios"
"Góticos não vivem por ai fazendo pacto"
"Góticos não se vestem apenas de preto e calçam coturno"
"Góticos não são animais, góticos são apenas pessoas diferentes"




Obs: Esta postagem não vale só para os góticos, mas, pra qualquer pessoa pertencente a outra subcultura. Destaquei o gótico porque o blog pertence a este movimento.

4 comentários:

  1. Concordo com o seu ponto de vista, abordando um tema delicado, mas com total desenvoltura e reflexão.
    Pena que grande parte de nossa sociedade não veja como você.
    Lindo esse cenário amei. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso ai Di...
    Muito bom esse texto... ta de parabens

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou gótica, mas gosto de rock e as pessoas falam de mais mesmo. Eu não visto preto sempre mas quando a pessoa sabe que eu gosto de rock fica julgando. Odeio isso.
    Gostei muito dessa postagem.

    ResponderExcluir
  4. Perfeita a postagem e também gostei da frase na imagem

    ResponderExcluir