segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Gótico e Subcultura Gótica, um breve resumo

O termo Gótico foi usado como adjetivo de Várias Expressões.

Originalmente Gótico é um relativo à Godos, povo germânico que invadiu o império romano e caracterizava a produção cultural do século V.
Nos séculos XVII, o Gótico foi associado ao período Medieval e à Literatura.
Como a idade média também ficou conhecida como ‘’ Idade das Trevas’’, o termo Gótico é aplicado como sinônimo de medieval, sombrio, macabro e às vezes ‘’sobrenatural’’.
A Subcultura Gótica, às vezes chamada de Darkwave (Onda sombria) não tem nada haver com Godos, como já foi dito, Gótico possui vários significados. Começou no da década de 1980 e derivou-se do pós-punk.
Há vários visuais que um Gótico pode adotar, dependendo de que estilo Gótico ele seja (Cyber vitoriano, anos 80, Black, etc.), mas a maioria se baseia mesmo em roupas pesadas.
Esta subcultura abrange um estilo de vida, principalmente ligado à música.
Um Gótico não precisa ouvir apenas um estilo de música Gótica, como outras subculturas, o goticismo se baseia em vários ritmos. Vejamos alguns:

Gothic Rock
Ethereal
Pós-punk
Futurepop
Glam Rock
Darkwave
E.B.M.
Medieval
Industrial
Gothic Metal (apesar de muitos góticos não aceitarem o metal gotico como sendo música do estilo)


















As perguntas mais freqüentes sobre goticismo são:

Góticos só se vestem de preto?
Góticos são todos brancos?
Góticos vão a cemitérios?
Góticos são depressivos?
Góticos possuem religião?

Tenho a resposta para todas essas perguntas.
Como o goticismo também é inspirado no ultra-romantismo, o preto representa a melancolia e de certa forma, o sombrio e é por isso que ela é a principal cor. A Subcultura Gótica é aberta para quaisquer outras cores, dentre elas destacam-se o roxo, o vermelho e o branco.
A palidez se baseia no teatro antigo. Nem todos os góticos são brancos, sua maioria sim, pois a subcultura possui mais tribos na América do Norte e Europa, mas isso não significa que não pode haver exceções.
Como o Brasil é um país de muitas misturas, nem todos os Góticos daqui são brancos ou mesmo pálidos.
O cemitério é um símbolo de tranqüilidade e apresenta variedade de esculturas, o que da inspiração para poemas, para reflexão de sentimentos e muitas outras coisas. Não são todos que vão ao ambiente, alguns se isolam em outros lugares ou mesmo no meio de muita gente e observam o que se passa, vai depender do gosto de cada um. É falso dizer que Góticos praticam vandalismo, afinal, que ser humano vai destruir algo que é de sua própria área, de sua própria cultura?
Depressão é uma doença que precisa ser tratada como deve. Dizer que ser Gótico é ser depressivo é uma coisa totalmente fora do normal.
Laica, seria a melhor definição para a religião Gótica, pois os Góticos não possuem uma religião especifica para todos eles, cada um segue a seita religiosa que deseja, inclusive, alguns seguem o catolicismo, já outros gostam de magia e assim por diante.
Espero que estas dúvidas tenham sido esclarecidas.

7 comentários:

  1. Pequeno e bem explicado, quem não conseguir entender o gótico através desse blog é muito cabeça dura.
    Te adoro Nix

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ter alguém explicando porque o povo fala de mais sem saber. Isso me ajudou muito a entender os góticos, aprecio muito essa subcultura. É profundo e perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês entenderam a subcultura gótica cadriele e Hay. Sempre procuro escrever com uma linguagem fácil, para melhor entendimento dos leitores.

    ResponderExcluir
  4. Povo lindo e de grande cultura. Um salve aos Góticos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito .. Min ajudou a entender o que um Gotico.. Obrigado
    add ai no msn pra gente conversa melhor pode ser ?
    oly_fsa@hotmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir