segunda-feira, 11 de julho de 2011

Gothic Rock e Gothic Metal (Diferenças)

A música é um veículo de divulgação, principalmente nos dias de hoje. Geralmente é através dela que ocorre a identificação com a própria personalidade.Existe uma diferença entre Rock Gotico e Metal Gotico, temos que saber diferenciar.



†Gothic rock: Trás uma sonoridade que leva um peso diretamente para a alma.  Banda Joy Division é um bom exemplo. Surgiu no finalzinho dos anos 60, inspirado pelo Punk Rock e também foi inspiração para o Ethreal e Eletrogótico, que explicarei bem mais tarde. (preciso planejar o conteúdo do blog detalhadamente).
. The Cure- Pictures of you. Live:


†Gothic metal: Combina Metal com Neoclássico, trás em letras partes de obras literárias, arcaísmos, trechos em latim, geralmente cantado por coros, mitologia, entre outros. Há o uso de vozes sopranos misturada com vocais ‘’urrados’’. Surgiu em um período mais calmo, sem muitas complicações sociais como na época dos anos 60, 70 e 80. Muitas pessoas não classificam o Metal Gotico como Música Gotica, por possuir influências maiores do Heavy Metal e Doom Metal.
.Tristania- December Elegy:


Pessoalmente, Rock Gotico e Metal Gotico, são Sonoridades Perfeitas e expressam de uma forma nítida ou mesmo  bastante ''bagunçada'', um jeito de falar para as pessoas o que desejo dizer sobre minha visão do mundo, mas não tenho palavras, além de me fazer sentir tudo o que eu desejo (♫).
Alguns goticos não aceitam o Metal Gotico como parte do estilo, pois no Metal Gotico há uma coisa mais masculina, um tanto que agressiva, como o vocal gutural, peso na guitarra, deusas, ou mesmo, a tristeza de uma mulher medieval. Já no Rock Gotico, é apresentado uma atmosfera feminina, como por exemplo uma mulher que sofre muito, que faz sua auto-destruição ou um homem que possui uma paixão impossivel de ser realizada.
...Independente de um dos dois estilos, o fator mais significativo é a identificação entre o que se ouve e o que se sente...


†Confusão: A banda que muitas pessoas dizem que é Gotica, é o Nightwish, acho que seria por causa do vocal lírico da Tarja Turunen (Ex-integrante) e o jeito um pouco diferente de tocar. Como o próprio fundador Tuomas Holopainen diz: 
''É dificil encontrar um termo específico para o estilo que tocamos e você pode imaginar a quantidade de categorizações que ouvimos a respeito do nosso som... Nós tocamos Heavy Melódico com um Vocal Classico Feminino. Ao menos, acho que essa é a maneira mais fácil de descrever nossa música''.
As músicas do Nightwish na antiga era, me passa uma atmosfera um pouco Gotica em algumas músicas, mas eu classifico o Nightwish como Metal Sinfônico, o que eu também admiro muito.
.Nightwish- Nemo. Antiga Era:
 
.Nightwish-  Bye Bye Bealtiful. Nova era:



















2 comentários:

  1. Tem uma boa diferença mesmo, porém os dois são lindos.

    ResponderExcluir
  2. Os dois são legais, só que gosto mais do Gothic metal.

    ResponderExcluir